domingo, 22 de junho de 2008

Aula 2- Valores positivos e valores negativos

Bem,continuando a postar as aulas do Chicão no projeto de música irei postar agora sobre o valor atribuido as notas.

Cada nota em uma música tem uma duração,e para se executar as músicas isso é fundamental,imaginem só,uma música é dividida em interludio,refrão,introdução e etc,e cada um destes trechos é dividido em compassos que comportam uma série de notas,mas cada compasso cabe apenas um certo valor de notas (ps:dividirei essa aula em duas,pois o assunto de compassos e divisão dos compassos é muito melhor entendido quando ensinado separadamente).
Existe um certo padrão para o valor destas notas dentro do compasso,além disso,existem valores atribuidos ao silêncio da música,os valores atribuidos a produção de uma nota são chamados de valores positivos enquanto que os valores atribuidos ao silêncio são chamados de valores negativos,veja a figura a seguir para entender um pouco melhor isso tudo.





Observe que o valor de cada nota segue uma ordem "matemática",exemplo : a mínima vale metade da semibreve,a seminima vale metade da minima e por ai vai,além disso,a divisão de cada nota dentro do compasso (assunto da aula a seguir) é pura matemática,não tem segredo nenhum!
Fica difícil para nós imaginar uma música que use notas com o valor da Semifusa por exemplo,pois se trata de um valor muito rápido,não é nenhuma regra mas os valores maiores geralmente são usados em músicas mais calmas e simples enquanto que os menores valores são usados nas músicas mais rápidas.
O mesmo vale para as pausas musicais,elas representam total ausência de som produzido pelo instrumento em questão,e não são menos importantes que as notas produzidas.
Bem gente,irei postar sobre a divisão dos compassos e as unidades de cada compasso,vale lembrar que é importante para a leitura e entendimento da aula 3 ler o assunto aqui retratado.
Até a próxima aula

Nenhum comentário: